Programa de Bolsas para Jovens Investigadores da Associação Internacional de Lusitanistas (AIL) 2016 para incentivar os estudos na área da Lusofonia.

Prazo para submissão de candidaturas

De 15 de julho a 30 de setembro de 2016 (24:00 horas de Portugal Continental)

Entidade promotora

Associação Internacional de Lusitanistas (AIL)

Objetivo

Premiar investigadores no início de carreira para continuarem os seus trabalhos de investigação no âmbito da Língua Portuguesa ou das Literaturas e Culturas lusófonas.

Duração

Estadia de investigação entre 3 e 5 semanas contínuas durante o ano de 2016 e o primeiro semestre de 2017 (até 30 de junho de 2017).

Financiamento

O programa concede à pessoa beneficiária uma bolsa única no valor de 3.000 € destinada a custear os encargos com a viagem, desde o seu país de origem até à universidade de destino, bem como as despesas da estadia.

Requisitos de admissão

a)      Ter um vínculo com uma Universidade europeia ou extraeuropeia; isto é, estar inscrito em 1 uma instituição de ensino superior, integrar o seu corpo docente ou investigador e pretender realizar a estadia de investigação noutra universidade europeia ou extraeuropeia diferente da própria e que não esteja sediada no próprio País, sob a orientação de uma pessoa sócia da AIL, com quota anual em dia, com ligação permanente à universidade de acolhimento.

b)      Não ter cumpridos 40 anos de idade à data da candidatura.

Documentação

·         Proposta de trabalho (máximo três páginas);

·         Documentos exigidos na ficha de inscrição ( http://www.lusitanistasail.info/ )

·         Prova (diploma ou declaração assinada por uma pessoa ou instituição com habilitação específica) de ter, pelo menos, um nível de competência em língua portuguesa suficiente para desenvolver a pesquisa proposta (o B.I. ou o passaporte de um país de língua oficial portuguesa será considerado como prova da competência linguística em língua portuguesa da pessoa candidata);

·         Carta de um/a orientador/a (doutor/a), vinculado academicamente à instituição de ensino superior anfitriã, e associado da AIL, com quota anual em dia, em que se comprometa a orientar a investigação.

·         Um breve curriculum do/a orientador/a (máximo de duas páginas), focado no assunto da investigação objeto da orientação.

·         Uma declaração de compromisso de aceitação e cumprimento das condições da convocatória.

Informações adicionais e acesso a submissão de candidaturas

Programa de Bolsas AIL – Convocatória 2016