NORMAS

[:pt]

NORMAS PARA A PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS COMPLETOS E RESUMOS NAS ATAS DO WORKSHOP

 ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A SUBMISSÃO DE ARTIGOS, RESUMOS

  1. Os trabalhos submetidos ao workshop devem seguir o formato estabelecido neste Manual.
  2. Estão disponíveis dois templates em Word em http://uiips.ipsantarem.pt/template/ (para artigos completos e resumos alargados).
  3. Língua de publicação: Português, espanhol e inglês.
  4. Títulos, resumos e palavras-chave devem ser submetidos em português/espanhol e inglês.
  5. Os artigos e resumos submetidos ao workshop serão avaliados pela Comissão Científica e revisores convidados.
  6. Os artigos, resumos alargados ou posters submetidos devem ser enviados para o e-mail: uiips@esg.ipsantarem.pt, com o assunto: Submissão de trabalho para o workshop da Uiips.
  7. Artigos completos: O artigo não deverá ter mais de 15 páginas, desde o resumo às Referências, incluindo Tabelas, Figuras e Anexos.
  8. Resumos alargados: Dimensão entre 500 e 750 palavras incluindo as referências. Indicar no máximo 5 palavras-chave.
  9. Normas para referenciar a bibliografia: American Psychological Association (APA), 6ª edição.

ORIENTAÇÕES GERAIS DE FORMAÇÃO (Artigos completos e resumos alargados)

  1. Paginação: tamanho A4 (21 x 29,7cm).
  2. Fonte: Arial, tamanho 11, justificado, ao longo de todo o texto, incluindo referências. Nas tabelas, figuras e notas de rodapé usar Arial, tamanho 10. As tabelas e figuras devem ser integradas no corpo do texto e referenciadas no texto.
  3. Margens: 2 cm em todos os lados (topo, fundo, esquerda e direita).
  4. Espaçamento: espaçamento simples ao longo do manuscrito (com 6 pts antes e 6 pts depois do parágrafo), incluindo a página de título, Resumo, Texto, Referências, Anexos, etc.
  5. Alinhamento do texto: justificado (exceto títulos).
  6. Numeração das páginas: no canto inferior direito.
  7. Endereços de internet: todos os endereços “URL” (links para a Internet) no texto (ex: http://uiips.ipsantarem.pt/revista-ui-ipsantarem/ ) deverão estar ativos.
  8. Todos os termos em língua estrangeira devem ser redigidos em itálico.

FORMATO DO DOCUMENTO WORD

  1. 1ª linha (após o cabeçalho disponível no modelo): Título do artigo, em letra Arial, maiúsculas, tamanho 14, negrito, centrado, espaço simples (6 pts antes, 6 pts depois).
  2. 2ª linha: Título do artigo em inglês, em letra Arial, iniciais maiúsculas, tamanho 12, negrito, centrado, espaço simples (6 pts antes, 6 pts depois). Quando o artigo se encontrar redigido em língua inglesa esta 2ª linha não se preenche.
  3. Identificação dos autores: Nome dos autores, em letra Arial, tamanho 12, negrito, centrado, espaço simples. Incluir todos os autores do artigo, deixando um espaço simples entre os diferentes autores.
  4. Afiliação dos autores: Colocar a afiliação (nome da instituição, país) do autor imediatamente abaixo do respetivo nome, e-mail de contacto. Letra Arial, tamanho 11, normal, centrado, espaço simples.
  5. Resumo: Título em letra Arial, maiúsculas, tamanho 11, negrito, alinhado à esquerda, espaço simples. O resumo deve ser escrito em parágrafo único, fonte Arial, tamanho 11, espaçamento entre linhas simples, espaço de 6 pts antes e depois do parágrafo, máximo de 150 palavras. Deve apresentar, de forma concisa, a pesquisa, seus objetivos, descrever o método, bem como os resultados da pesquisa e as conclusões.
  6. Palavras-chave: Título em letra Arial, tamanho 11, primeira letra maiúscula, negrito, espaço simples. Texto em letra Arial, tamanho 11, justificado, espaço simples. Máximo de cinco palavras-chave, separadas por vírgula, ordenadas por ordem alfabética.
  7. Abstract: Resumo traduzido para língua inglesa. A formatação é igual à do resumo em português.
  8. Keywords: Palavras-chave traduzidas para língua inglesa. A formatação é igual às das palavras-chave em português.
  9. Deixar 2 linhas em branco entre as palavras-chave e o início do artigo (Introdução).
  10. Título 1: em letra Arial, tamanho 12, negrito, maiúsculas, espaço simples, espaço de 6 pts antes e depois do parágrafo, alinhamento à esquerda.
  11. Título 2: em letra Arial, tamanho 12, negrito, primeira letra em maiúscula, espaço simples, espaço de 6 pts antes e depois do parágrafo, alinhamento à esquerda.
  12. Título 3: em letra Arial, tamanho 12, itálico, primeira letra em maiúscula, espaço simples, espaço de 6 pts antes e depois do parágrafo, alinhamento à esquerda.
  13. Títulos de Tabelas e Figuras: em letra Arial, tamanho 10, primeira letra em maiúscula, espaço simples, espaço de 6 pts antes e depois do parágrafo, alinhado à esquerda. No texto das Tabelas e Figuras e notas de rodapé usar Arial, tamanho 10.
  14. Lista de referências: em letra Arial, tamanho 10, espaço simples, avanço pendente de 1,25 cm, espaço de 6 pts antes e depois do parágrafo, justificado.
  15. A revista da UIIPS adota as normas da American Psychological Association – APA (http://www.apastyle.org/) para formatação de citações e referências. As publicações são citadas no texto com um sistema de citação autor-data e listadas em ordem alfabética na lista de referências. Nas seções seguintes apresentam-se alguns exemplos.

 FORMAÇÃO DAS REFERÊNCIAS NO CORPO DO TEXTO (EXEMPLOS)

Caso a citação apareça no meio de uma oração, deve-se utilizar aspas e incluir o ano entre parênteses. Exemplo:

  • Para Marôco (2007) “a comparação de parâmetros populacionais (média, variância, mediana, etc.) a partir de amostras aleatórias é uma das necessidades mais frequentes em análise estatística” (p.133).

Caso a citação apareça no fim da oração, cite a fonte entre parênteses imediatamente depois das aspas. Exemplo:

  • A “estatística é um instrumento matemático necessário para recolher, organizar, apresentar, analisar e interpretar dados” (Pestana & Gageiro, 2005, p.17).

Em caso de trabalhos de dois autores, deve-se citar sempre os dois autores no texto. Para três, quatro ou cinco autores, deve-se informar o apelido de todos os autores na primeira citação; para as citações subsequentes, incluir o apelido do primeiro autor seguido de et al. (sem itálico). Exemplo:

  • A inteligência emocional foi medida através da escala proposta por Rego, Cunha e Neves (2014).
  • Para medir a motivação das pessoas para o sucesso, a afiliação e o poder usou-se a escala proposta por Rego et al. (2014).

Para trabalhos com seis ou mais autores, deve-se indicar o apelido do primeiro autor seguido de et al. (sem itálico) e o ano tanto na primeira citação quanto nas subsequentes.

No caso de fontes secundárias, deve-se incluir a fonte secundária na lista de referências (no final do artigo) e no texto, mencionar a fonte primária seguida da secundária. A fonte primária (documento não consultado diretamente pelos autores) é apenas mencionada no corpo do texto, não sendo adicionada à lista de referências. Exemplo:

  • De acordo com McCall (1998, citado por Marôco, 2007, p. 27) as variáveis estatísticas podem ser classificadas como qualitativas ou quantitativas.
  • Na análise fatorial, o mínimo de respostas válidas por variável (K) é 5xK quando se está perante mais de quinze variáveis (Hill, 2000, p.58, citado por Pestana & Gageiro, 2005, p. 487).

Para citações do(s) mesmo(s) autor(es) com o mesmo ano de publicação, utilizar os sufixos a, b, c e assim por diante após o ano. Exemplo:

  • A taxa de desemprego, em Portugal, aumentou entre 2012 e 2013 de 15,5% para 16,2% (Pordata, 2014a, 2014b).

Dois ou mais trabalhos de autores diferentes, quando citados entre parênteses, devem ser apresentados por ordem alfabética. Exemplo:

  • A fiabilidade de uma medida refere a capacidade desta ser consistente (Marôco, 2007; Marôco & Garcia-Marques, 2006).

FORMAÇÃO DA LISTA DE REFERÊNCIAS (EXEMPLOS)

Livro (1ª edição) Vilelas, J. (2009). Investigação: O processo de construção do conhecimento. Lisboa: Sílabo
Livro (2ª edição e seguintes) Marôco, J. (2007). Análise Estatística: Com Utilização do SPSS (3ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo

 

Pestana, M. & Gageiro, J. (2005). Análise de Dados para Ciências Sociais: A complementaridade do SPSS (4ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo

Livros com autores institucionais American Psychological Association. (2010). Publication manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washington, DC: Autor.
Capítulo de livro Cid, L., Rosado, A., Alves, J., & Leitão, J. (2012). Tradução e Validação de Questionários em Psicologia do Desporto e do Exercício.  In A. Rosado, I. Mesquita & C. Colaço (Eds.), Métodos e Técnicas de Investigação Qualitativa (pp.29 – 64). Lisboa: Edições FMH.
Artigo científico sem DOI Marôco, J., & Garcia-Marques, T. (2006). Qual a fiabilidade do alfa de Cronbach? Questões antigas e soluções modernas? Laboratório de Psicologia, 4(1), 65-90. Disponível em http://publicacoes.ispa.pt/index.php/lp/article/viewFile/763/706
Artigo científico com DOI Bengtsson, M. (2016). How to plan and perform a qualitative study using content analysis. NursingPlus Open, 2, 8-14. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.npls.2016.01.001
Comunicação em conferência Ruivo, P. (2010). Múltiplos olhares (múltiplos futuros?): a oportunidade de inovar com o marketing territorial. Paper apresentado no IV Congresso de Estudos Rurais: Mundos rurais em Portugal – múltiplos olhares, múltiplos futuros, Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais, Universidade de Aveiro, Livro de atas (pp. 1404-1576). Disponível em http://hdl.handle.net/10400.15/143

 

André, C., Cândido, A., Dias, H., Cruz, O. Carreira, T., & Amendoeira, J. (2015). La prevencion del tabaquismo en las mujeres embarazadas. Trabalho apresentado no Seminário de Intercâmbio de Professorado

. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.15/1191

Poster Gomes, R. (2012, março). A biblioteca na web 2.0. Poster apresentado no Workshop Koha realizado na ESTGV, Viseu.

 

Silva, M., Silva, C., Borrego,C., Teques, P., & Gonzaga, L.  (2015). Tradução e validação do instrumento de avaliação da perceção de crenças na reabilitação (SIRBS – Sport Injury Rehabilitation Beliefs Survey). Poster apresentado nas XVI Jornadas da Sociedade Portuguesa da Psicologia do Desporto, In XVI Jornadas da Sociedade Portuguesa da Psicologia do Desporto, Guarda. Acedido em http://hdl.handle.net/10400.15/1358 

Dissertação de mestrado online Cabaço, P. (2012). Estilos de liderança em contexto de sala de aula: implicações na supervisão e orientação pedagógica (Dissertação de Mestrado, Instituto Politécnico de Santarém). Acedido em http://hdl.handle.net/10400.15/1060
Tese de doutoramento online Santos, J. (2012). A indústria da Covilhã (Tese de Doutoramento, Universidade do Minho, Covilhã). Acedido em  http://ria.pt/handle/10773/3399
E-books Bryant, P. (1999). Biodiversity and conservation. Consultado em 10 outubro de 2006. Disponível em http://darwin.bio.uci.edu/~sustain/bio65/titlpage.htm 
Outros documentos eletrónicos Rego, A., Cunha, M. P. e., & Neves, P. (2014). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão: Exercícios de Apoio. Consultado em 5 de março de 2016. Disponível em http://www.editorarh.pt/admin/kcfinder/upload/files/EXERCICIOS_FINAL%282%29.pdf

 

Pordata. (2014a). Taxa de desemprego: total e por grupo etário (%) – Portugal.   Consultado em 24 de novembro de 2014. Disponível em  http://www.pordata.pt/Portugal/Taxa+de+desemprego+total+e+por+grupo+etario+%28percentagem%29-553

 

Pordata. (2014b). Taxa de desemprego: total e por sexo (%) – Portugal.   Consultado em 24 de novembro de 2014. Disponível em http://www.pordata.pt/Portugal/Taxa+de+desemprego+total+e+por+sexo+%28percentagem%29+%28R%29-550

Vídeo American Psychological Association (Producer). (2007). Responding therapeutically to patient expression of sexual attraction [DVD]. Available from http://www.apa.org/pubs/videos/4310767.aspx
Wikipedia Psychology. (2011, February 15). In Wikipedia. Retrieved from http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Psychology&oldid=413979409 
Textos de apoio às unidades curriculares (documentos não publicados) Henriques, C., & Malva, M. (2007). Exercícios resolvidos de probabilidades e estatística. Documento não publicado, Escola Superior de Tecnologia de Viseu – Departamento de Matemática, Viseu.

 [:en]

NORMAS PARA A PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS COMPLETOS E RESUMOS NAS ATAS DO WORKSHOP

 

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A SUBMISSÃO DE ARTIGOS, RESUMOS

  1. Os trabalhos submetidos ao workshop devem seguir o formato estabelecido neste Manual.
  2. Estão disponíveis dois templates em Word em http://uiips.ipsantarem.pt/template/ (para artigos completos e resumos alargados).
  3. Língua de publicação: Português, espanhol e inglês.
  4. Títulos, resumos e palavras-chave devem ser submetidos em português/espanhol e inglês.
  5. Os artigos e resumos submetidos ao workshop serão avaliados pela Comissão Científica e revisores convidados.
  6. Os artigos, resumos alargados ou posters submetidos devem ser enviados para o e-mail: uiips@esg.ipsantarem.pt, com o assunto: Submissão de trabalho para o workshop da Uiips.
  7. Artigos completos: O artigo não deverá ter mais de 15 páginas, desde o resumo às Referências, incluindo Tabelas, Figuras e Anexos.
  8. Resumos alargados: Dimensão entre 500 e 750 palavras incluindo as referências. Indicar no máximo 5 palavras-chave.
  9. Normas para referenciar a bibliografia: American Psychological Association (APA), 6ª edição.

 

ORIENTAÇÕES GERAIS DE FORMAÇÃO (Artigos completos e resumos alargados)

  1. Paginação: tamanho A4 (21 x 29,7cm).
  2. Fonte: Arial, tamanho 11, justificado, ao longo de todo o texto, incluindo referências. Nas tabelas, figuras e notas de rodapé usar Arial, tamanho 10. As tabelas e figuras devem ser integradas no corpo do texto e referenciadas no texto.
  3. Margens: 2 cm em todos os lados (topo, fundo, esquerda e direita).
  4. Espaçamento: espaçamento simples ao longo do manuscrito (com 6 pts antes e 6 pts depois do parágrafo), incluindo a página de título, Resumo, Texto, Referências, Anexos, etc.
  5. Alinhamento do texto: justificado (exceto títulos).
  6. Numeração das páginas: no canto inferior direito.
  7. Endereços de internet: todos os endereços “URL” (links para a Internet) no texto (ex: http://uiips.ipsantarem.pt/revista-ui-ipsantarem/ ) deverão estar ativos.
  8. Todos os termos em língua estrangeira devem ser redigidos em itálico.

 

FORMATO DO DOCUMENTO WORD

  1. 1ª linha (após o cabeçalho disponível no modelo): Título do artigo, em letra Arial, maiúsculas, tamanho 14, negrito, centrado, espaço simples (6 pts antes, 6 pts depois).
  2. 2ª linha: Título do artigo em inglês, em letra Arial, iniciais maiúsculas, tamanho 12, negrito, centrado, espaço simples (6 pts antes, 6 pts depois). Quando o artigo se encontrar redigido em língua inglesa esta 2ª linha não se preenche.
  3. Identificação dos autores: Nome dos autores, em letra Arial, tamanho 12, negrito, centrado, espaço simples. Incluir todos os autores do artigo, deixando um espaço simples entre os diferentes autores.
  4. Afiliação dos autores: Colocar a afiliação (nome da instituição, país) do autor imediatamente abaixo do respetivo nome, e-mail de contacto. Letra Arial, tamanho 11, normal, centrado, espaço simples.
  5. Resumo: Título em letra Arial, maiúsculas, tamanho 11, negrito, alinhado à esquerda, espaço simples. O resumo deve ser escrito em parágrafo único, fonte Arial, tamanho 11, espaçamento entre linhas simples, espaço de 6 pts antes e depois do parágrafo, máximo de 150 palavras. Deve apresentar, de forma concisa, a pesquisa, seus objetivos, descrever o método, bem como os resultados da pesquisa e as conclusões.
  6. Palavras-chave: Título em letra Arial, tamanho 11, primeira letra maiúscula, negrito, espaço simples. Texto em letra Arial, tamanho 11, justificado, espaço simples. Máximo de cinco palavras-chave, separadas por vírgula, ordenadas por ordem alfabética.
  7. Abstract: Resumo traduzido para língua inglesa. A formatação é igual à do resumo em português.
  8. Keywords: Palavras-chave traduzidas para língua inglesa. A formatação é igual às das palavras-chave em português.
  9. Deixar 2 linhas em branco entre as palavras-chave e o início do artigo (Introdução).
  10. Título 1: em letra Arial, tamanho 12, negrito, maiúsculas, espaço simples, espaço de 6 pts antes e depois do parágrafo, alinhamento à esquerda.
  11. Título 2: em letra Arial, tamanho 12, negrito, primeira letra em maiúscula, espaço simples, espaço de 6 pts antes e depois do parágrafo, alinhamento à esquerda.
  12. Título 3: em letra Arial, tamanho 12, itálico, primeira letra em maiúscula, espaço simples, espaço de 6 pts antes e depois do parágrafo, alinhamento à esquerda.
  13. Títulos de Tabelas e Figuras: em letra Arial, tamanho 10, primeira letra em maiúscula, espaço simples, espaço de 6 pts antes e depois do parágrafo, alinhado à esquerda. No texto das Tabelas e Figuras e notas de rodapé usar Arial, tamanho 10.
  14. Lista de referências: em letra Arial, tamanho 10, espaço simples, avanço pendente de 1,25 cm, espaço de 6 pts antes e depois do parágrafo, justificado.
  15. A revista da UIIPS adota as normas da American Psychological Association – APA (http://www.apastyle.org/) para formatação de citações e referências. As publicações são citadas no texto com um sistema de citação autor-data e listadas em ordem alfabética na lista de referências. Nas seções seguintes apresentam-se alguns exemplos.

 

FORMAÇÃO DAS REFERÊNCIAS NO CORPO DO TEXTO (EXEMPLOS)

Caso a citação apareça no meio de uma oração, deve-se utilizar aspas e incluir o ano entre parênteses. Exemplo:

  • Para Marôco (2007) “a comparação de parâmetros populacionais (média, variância, mediana, etc.) a partir de amostras aleatórias é uma das necessidades mais frequentes em análise estatística” (p.133).

Caso a citação apareça no fim da oração, cite a fonte entre parênteses imediatamente depois das aspas. Exemplo:

  • A “estatística é um instrumento matemático necessário para recolher, organizar, apresentar, analisar e interpretar dados” (Pestana & Gageiro, 2005, p.17).

Em caso de trabalhos de dois autores, deve-se citar sempre os dois autores no texto. Para três, quatro ou cinco autores, deve-se informar o apelido de todos os autores na primeira citação; para as citações subsequentes, incluir o apelido do primeiro autor seguido de et al. (sem itálico). Exemplo:

  • A inteligência emocional foi medida através da escala proposta por Rego, Cunha e Neves (2014).
  • Para medir a motivação das pessoas para o sucesso, a afiliação e o poder usou-se a escala proposta por Rego et al. (2014).

Para trabalhos com seis ou mais autores, deve-se indicar o apelido do primeiro autor seguido de et al. (sem itálico) e o ano tanto na primeira citação quanto nas subsequentes.

No caso de fontes secundárias, deve-se incluir a fonte secundária na lista de referências (no final do artigo) e no texto, mencionar a fonte primária seguida da secundária. A fonte primária (documento não consultado diretamente pelos autores) é apenas mencionada no corpo do texto, não sendo adicionada à lista de referências. Exemplo:

  • De acordo com McCall (1998, citado por Marôco, 2007, p. 27) as variáveis estatísticas podem ser classificadas como qualitativas ou quantitativas.
  • Na análise fatorial, o mínimo de respostas válidas por variável (K) é 5xK quando se está perante mais de quinze variáveis (Hill, 2000, p.58, citado por Pestana & Gageiro, 2005, p. 487).

Para citações do(s) mesmo(s) autor(es) com o mesmo ano de publicação, utilizar os sufixos a, b, c e assim por diante após o ano. Exemplo:

  • A taxa de desemprego, em Portugal, aumentou entre 2012 e 2013 de 15,5% para 16,2% (Pordata, 2014a, 2014b).

Dois ou mais trabalhos de autores diferentes, quando citados entre parênteses, devem ser apresentados por ordem alfabética. Exemplo:

  • A fiabilidade de uma medida refere a capacidade desta ser consistente (Marôco, 2007; Marôco & Garcia-Marques, 2006).

 

FORMAÇÃO DA LISTA DE REFERÊNCIAS (EXEMPLOS)

Livro (1ª edição) Vilelas, J. (2009). Investigação: O processo de construção do conhecimento. Lisboa: Sílabo
Livro (2ª edição e seguintes) Marôco, J. (2007). Análise Estatística: Com Utilização do SPSS (3ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo

 

Pestana, M. & Gageiro, J. (2005). Análise de Dados para Ciências Sociais: A complementaridade do SPSS (4ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo

Livros com autores institucionais American Psychological Association. (2010). Publication manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washington, DC: Autor.
Capítulo de livro Cid, L., Rosado, A., Alves, J., & Leitão, J. (2012). Tradução e Validação de Questionários em Psicologia do Desporto e do Exercício.  In A. Rosado, I. Mesquita & C. Colaço (Eds.), Métodos e Técnicas de Investigação Qualitativa (pp.29 – 64). Lisboa: Edições FMH.
Artigo científico sem DOI Marôco, J., & Garcia-Marques, T. (2006). Qual a fiabilidade do alfa de Cronbach? Questões antigas e soluções modernas? Laboratório de Psicologia, 4(1), 65-90. Disponível em http://publicacoes.ispa.pt/index.php/lp/article/viewFile/763/706
Artigo científico com DOI Bengtsson, M. (2016). How to plan and perform a qualitative study using content analysis. NursingPlus Open, 2, 8-14. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.npls.2016.01.001
Comunicação em conferência Ruivo, P. (2010). Múltiplos olhares (múltiplos futuros?): a oportunidade de inovar com o marketing territorial. Paper apresentado no IV Congresso de Estudos Rurais: Mundos rurais em Portugal – múltiplos olhares, múltiplos futuros, Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais, Universidade de Aveiro, Livro de atas (pp. 1404-1576). Disponível em http://hdl.handle.net/10400.15/143

 

André, C., Cândido, A., Dias, H., Cruz, O. Carreira, T., & Amendoeira, J. (2015). La prevencion del tabaquismo en las mujeres embarazadas. Trabalho apresentado no Seminário de Intercâmbio de Professorado

. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.15/1191

Poster Gomes, R. (2012, março). A biblioteca na web 2.0. Poster apresentado no Workshop Koha realizado na ESTGV, Viseu.

 

Silva, M., Silva, C., Borrego,C., Teques, P., & Gonzaga, L.  (2015). Tradução e validação do instrumento de avaliação da perceção de crenças na reabilitação (SIRBS – Sport Injury Rehabilitation Beliefs Survey). Poster apresentado nas XVI Jornadas da Sociedade Portuguesa da Psicologia do Desporto, In XVI Jornadas da Sociedade Portuguesa da Psicologia do Desporto, Guarda. Acedido em http://hdl.handle.net/10400.15/1358 

Dissertação de mestrado online Cabaço, P. (2012). Estilos de liderança em contexto de sala de aula: implicações na supervisão e orientação pedagógica (Dissertação de Mestrado, Instituto Politécnico de Santarém). Acedido em http://hdl.handle.net/10400.15/1060
Tese de doutoramento online Santos, J. (2012). A indústria da Covilhã (Tese de Doutoramento, Universidade do Minho, Covilhã). Acedido em  http://ria.pt/handle/10773/3399
E-books Bryant, P. (1999). Biodiversity and conservation. Consultado em 10 outubro de 2006. Disponível em http://darwin.bio.uci.edu/~sustain/bio65/titlpage.htm 
Outros documentos eletrónicos Rego, A., Cunha, M. P. e., & Neves, P. (2014). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão: Exercícios de Apoio. Consultado em 5 de março de 2016. Disponível em http://www.editorarh.pt/admin/kcfinder/upload/files/EXERCICIOS_FINAL%282%29.pdf

 

Pordata. (2014a). Taxa de desemprego: total e por grupo etário (%) – Portugal.   Consultado em 24 de novembro de 2014. Disponível em  http://www.pordata.pt/Portugal/Taxa+de+desemprego+total+e+por+grupo+etario+%28percentagem%29-553

 

Pordata. (2014b). Taxa de desemprego: total e por sexo (%) – Portugal.   Consultado em 24 de novembro de 2014. Disponível em http://www.pordata.pt/Portugal/Taxa+de+desemprego+total+e+por+sexo+%28percentagem%29+%28R%29-550

Vídeo American Psychological Association (Producer). (2007). Responding therapeutically to patient expression of sexual attraction [DVD]. Available from http://www.apa.org/pubs/videos/4310767.aspx
Wikipedia Psychology. (2011, February 15). In Wikipedia. Retrieved from http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Psychology&oldid=413979409 
Textos de apoio às unidades curriculares (documentos não publicados) Henriques, C., & Malva, M. (2007). Exercícios resolvidos de probabilidades e estatística. Documento não publicado, Escola Superior de Tecnologia de Viseu – Departamento de Matemática, Viseu.

 [:]