Registo no ORCID, Ciência ID e RCIPS

No dia 26 de agosto de 2019, saiu em Diário da República, a lei nº66/2019 (em anexo), que autoriza o Governo a criar um sistema de recolha, registo e análise de dados sobre ciência e tecnologia.

A 22 de outubro, foi publicado o Decreto-Lei n.º 156/ que Regula a criação e manutenção de um sistema de recolha, registo e análise de dados sobre ciência e tecnologia. (anexo)

Assim, e face à necessidade de preparar o IPSantarém para a disponibilização destes dados e indicadores, será obrigatório a todos os docentes/investigadores:

  1. Registar-se no ORCID (Identificador de investigador Internacional),
  2. Registar-se no Ciência ID (Identificador de investigador nacional) e preencher a Plataforma Ciência Vitae (Plataforma nacional de Gestão Curricular)
  3. Depositar as evidências da produção científica no RCIPS – Repositório Científico do IPSantarém ( Plataforma institucional da produção científica do IPSantarém, integrada no RCAAP)

Atendendo à necessidade de realização do relatório Institucional de produção científica para o ano 2019 solicita-se que até ao dia 20 de janeiro a informação nestas plataformas seja atualizada. Este relatório será efetuado através da exportação da informação com o apoio técnico do Prof. Filipe Madeira em articulação com a Prof. Maria Barbas, enquanto responsável pela Unidade de Investigação.

Os códigos do identificador internacional e nacional serão solicitados junto dos SRH de cada Unidade Orgânica, em linha com o Despacho 246/2018 – Política Institucional de Acesso Aberto do Instituto Politécnico de Santarém.