Livros

2018

Domínio Científico: Ciências da Vida e da Saúde

Capítulos de livros

Reis, A. & Spínola, A. (2018) Cuidados de saúde à família migrante doente: da formação à prática clínica. In M. Rangel-S & N. Ramos (Orgs.), Comunicação e Saúde: Perspetivas Contemporâneas. Salvador, Brasil: EDUFBA. Aceite para publicação.

van Poppel, M.; Owe, K. M.; Santos-Rocha, R.; & Dias, H. (2018). Psysical activity, exercise, and health promotion for the pregnant exerciser and the pregnant atlete. In R. Santos-Rocha (Ed.), Exercise and sporting activity during pregnancy: Evidence-based guidelines (p. 1-17). Cham: Springer. 

Brito, et al. (2018). Comparison of energy expenditure during self-selected walking in field tracks and in treadmill at various grades in Sport Science: Current and Future Trends for Performance Optimization, Eds: Pedro Morouço, Hideki Takagi & Ricardo J. Fernandes, pp.285-294.

Moutão, J., Vitorino, A., Monteiro, D., Brito, J., Oliveira, R., Alves, S., Bento, T., Cid, L. (2018). O profissional de atividade física e estilos de vida saudáveis (Lifestyle Coach): novas respostas para o desafio societal de combate as doenças cronicas não transmissíveis, 273-276. In Desporto, desenvolvimento e bem-estar – Fórum Politécnico #4. Editores-José Rodrigues, Abel Figueiredo, Luís Murta, Pedro Bezerra, Sérgio Damásio, T eresa Figueiredo, T eresa Fonseca. EdiçãoREDESPP IPSANT AREM – ESDRM. ISBN 978-989-8768-22-3

Rocha, Rita S; Silva, Maria-Raquel G. (IN PRESS). Apoyos y barreras para la práctica de la actividad físico-deportiva durante el embarazo y madres con bebés (In Press). In La promoción de la actividad física en la sociedad contemporânea, ed. Ramón Mendoza Berjano, Rita Santos Rocha & Begoña Gil Barcenilla, XX – XX. Spain: LatinoAmerica.

Brito, J., Conceição, A., Romero, F., Junior, A., Reis, V. (2018). Comparison of energy expedinture during self- selected walking in field and tracks and in treadmil at various grades. Sport Science: Current and Future trends for performance optimization, eds: Pedro Mouroço, Hideki T akagi, Ricardo Fernandes, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais- Instituto Politécnico de Leiria. (Book chapter).

Campos, F.; Simões, V. & Franco, S. (Inpress). A Qualidade do Instrutor em Atividades de Grupo de Fitness. In P. Sarmento, J. Rodrigues & S. Franco (Eds.) Pedagogia da Atividade Física e Bem-estar: Contributos de uma Intervenção Pedagógica para um Estilo de Vida Saudável

Franco, S. & Simões, V. (Inpress). Los profesionales de actividad física ante el desafío de la promoción de estilos de vida activos en la sociedad contemporánea: intervención y papel de la formación. In R. Berjano, R. Santos-Rocha & B. Barcenilla (Eds.) La promoción de la actividad física en la sociedad contemporánea.

Simões, V. & Franco, S. (2018). Formação para Profissionais de Fitness – Exemplo da Licenciatura em Desporto, Condição Física e Saúde. In J. Rodrigues et al. (Eds.), Desporto, Desenvolvimento e Bem-Estar – Fórum Politécnico#4 (243-252). s/l: REDESPP.

Simões, V.; Rodrigues, J. & Franco, S. (Inpress). Feedback Pedagógico: sua importância nas Atividades de Fitness. In P. Sarmento, J. Rodrigues & S. Franco (Eds.) Pedagogia da Atividade Física e Bem-estar: Contributos de uma Intervenção Pedagógica para um Estilo de Vida Saudável.

Livros

Brito, JP., Fernandes, R., Ramos, L., Ricardo, N., Francisco, R. & Oliveira, R. (2018). Fisiologia do Exercício – Fichas de Prática Laboratorial. Volume II. Ed. ESDRM- IPS, Rio Maior, Portugal. ISBN: 978-989-8768-25-4

Moutão, J., Vitorino, A., Monteiro, D., Brito, J., Oliveira, R., Alves, S., Bento, T. & Cid, L. (2018). O profissional de atividade física e estilos de vida saudáveis (Lifestyle Coach): novas respostas para o desafio societal de combate as doenças cronicas não transmissíveis. In José Rodrigues et al., Desporto, Desenvolvimento E Bem-Estar – Fórum Politécnico #4. REDESPP, IPSANTAREM – ESDRM, 273.

Domínio Científico: Ciências Sociais e Humanidades

Capítulos de livros

Santos, A. (2018). Organização: produzir serviços e produtos de desporto. In Correia, A., Biscaia, R., Santos, T. & Ribeiro (Eds.). Gestão do Desporto: Compreender para Gerir. Cruz Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana.

Silva, A. (2018). Manutenção de Piscinas – Textos Técnicos (Coord.). Rio Maior: Edição da Escola Superior de Desporto de Rio Maior.

Silva, A. (2018). A qualidade percebida do ponto de vista dos utentes de piscinas, Cap. 13, 205-224. In Silva, A. (Coord.). Manutenção de Piscinas – Textos Técnicos. Rio Maior: Edição da Escola Superior de Desporto de Rio Maior.

Rebolo, A., Vieira, F., Dias, A., & Silva, L. (Coord.), Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança (pp. 283-289). Edições Piaget. Lisboa, Portugal.

António, B., Mário, F., Vitor, M., Marco, B., Mercê, C., Seabra, A. P., & Catela, D. (2018). Metabolic and maturational preliminary study in young karate athletes. Em 7 IMACSSS International Conference IMACSSS General Assembly Abstract Book. Polonia: University of Rzeszów.

Silmva, C., Reis, J., Bezerra, M., Seabra, A.P., Catela, D. (2018). Estudo exploratório em crianças de 4 anos de idade sobre hipótese de sistema de duas vias na perceção tátil. In P. Rodrigues, A. Rebolo, F. Vieira, A. Dias, & L. Silva (Coord.), Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança (pp. 99-105). Edições Piaget. Lisboa, Portugal.

Simões, M., Costa, Â., Berças, C., Almeida, D., Mercê, C., Catela, D., & Branco, M. (2018). Incidência da desordem coordenativa no desenvolvimento em crianças dos 3 aos 5 anos no Cartaxo. In P. Rodrigues.

Alves, S., & Catela, D. (2018). Défice de atenção e hiperatividade na aprendizagem da escrita cursiva relatório preliminar de um estudo de caso. In P. Rodrigues, A. Rebolo, F. Vieira, A. Dias, & L. Silva (Coord.), Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança (pp. 339-348). Edições Piaget. Lisboa, Portugal.

Alves, S., Piscalho, I., & Catela, D. (2018). Controlo respiratório e variabilidade da frequência cardíaca na perturbação da hiperatividade/défice de atenção: estudo de caso. In P. Rodrigues, A. Rebolo, F. Vieira, A. Dias, & L. Silva (Coord.), Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança (pp. 339-348). Edições Piaget. Lisboa, Portugal.

Botelho, F., Sequeira, A. Teixeira, M. (2018). Diferenciação pedagógica em língua portuguesa: produção oral e escrita. In Nelson Matias, José Duarte e Miguel Figueiredo (orgs.), Diferenciação pedagógica em sala de aula para professores do ensino primário – Volume II. Angola: Fundação Calouste Gulbenkian, Banco Mundial, República de Angola. Pp. 53-112.

Cardona, M. (2018) “Quinze anos depois: o impacto do doutoramento realizado em Caen” in Dolandina Oliveira (org.) Construindo investigação em Ciências da Educação. Os doutoramentos portugueses com Louis Marmoz, Lisboa: Educa, pp. 153-169

Cavadas, B. (2018). «On the Origin of Species»: mDidactic transposition to curriculum and Portuguese science textbooks (1859-1959). In A. T eodoro (Ed.), Beyond mirrors: Research Pathways (CeiED 2013-2017) (pp. 168-189). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.

Galinha, S. A. (2018). Educação e Desenvolvimento: Contributos da Psicologia Social Comunitária para o entendimento da Escola. In Desporto, Educação e Qualidade de Vida. (pp 127-141). UID/CED/04748/2016 CIEQV_FCT. Coimbra: Ediliber.

Piscalho, I., Cardona, M., Uva, M. (2018) Trabalhar o género e a cidadania na formação de professores “Cleriston Izidro dos Anjos, Solange Estanislau dos Santos, Ana Paula Cordeiro, Fernando Ilídio Ferreira (Organizadores), PEDAGOGIAS E CULTURAS INFANTIS: conversas luso-brasileiras.

Rauber, A. L.; Silva, L. A.; Pavoni, M. R. C. (2018). Trajetória de mudança semântica e gramatical do verbo SER na história do português. In: Paulo Osório (Org.). Linguística histórica e história do português: Das origens ao século XVI. Salamanca: Luso-Española Ediciones SL, v. 1, p. 167-182.

Reis, R., Martins, A., Silva, C., Sofia, L., Cruz, L., Martinho, R., Barroso, M., & Catela, D. (2018). Capacidade de orientação em espaço alargado não habitual no jardim de infância. In P. Rodrigues, A. Rebolo, F. Vieira, A. Dias, & L. Silva (Coord.), Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança (pp. 165-170). Edições Piaget. Lisboa, Portugal.

Silva, C., Reis, J., Bezerra, M., Seabra, A.P., Catela, D. (2018). Estudo exploratório em crianças de 4 anos de idade sobre hipótese de sistema de duas vias na perceção tátil. In P. Rodrigues, A. Rebolo, F. Vieira, A. Dias, & L. Silva (Coord.), Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança (pp. 99-105). Edições Piaget. Lisboa, Portugal.

Teixeira, M. (no prelo). As variedades do português numa proposta de aprendizagem do Português para Falantes de Outras Línguas. In Rubens Lacerda de Sá (org.), português para falantes de outras línguas: Língua e cultura em tempos de perplexidades. Lisboa: Lidel.

Carmo, H., e Maia e Carmo, T. (2018). Pedagogia da Educação a Distância. In: In: MILL, D. (org.). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologia + Educação a Distância. São Carlos: Grupo Horizonte UFSCar. Disponível no Repositório IPSantarém em http://hdl.handle.net/10400.15/2190

Maia e Carmo, T. (2018) Comunicação Digital, Educação e Cidadania Global: um novo paradigma. In: MILL, Daniel; Santiago, Glauber; Santos, Marilde; Pino, Dougras (orgs). Educação e T ecnologias: reflexões e contribuições teórico-práticas. São Paulo: Artesanato Educacional, 202 p. Disponível no Repositório IPSantarém em http://hdl.handle.net/10400.15/2333

Maia e Carmo, T. (2018) MOOC/cMOOC/xMOOC. In: MILL, D. (org.). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologia + Educação a Distância. São Carlos: Grupo Horizonte UFSCar. Disponível no Repositório IPSantarém em http://hdl.handle.net/10400.15/2192

Maia e Carmo, T. (2018). Fluência Digital. In: MILL, D. (org.). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologia + Educação a Distância. São Carlos: Grupo Horizonte UFSCar. Disponível no Repositório IPSantarém em http://hdl.handle.net/10400.15/2193

Livros

Cunha, M. (2018), A Consciência Do Preço, Da Qualidade E A Compra Impulsiva, Novas Edições Académicas

Cunha, M. (2018), A Marca do distribuidor e os comportamentos do consumidor, Novas Edições Académicas

Cunha, M. (2018), Contextos, Hábitos E Motivações dos consumidores portugueses de produtos de moda e vestuário; Novas Edições Académicas

 

2016

Domínio Científico: Ciências da Vida e da Saúde (Life and Health Sciences)

Reis, Alcinda (ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE SANTARÉM). Constrangimentos nos Contextos de Cuidados de Saúde: entre Profissionais de Saúde, Mediadores Interculturais e Imigrantes. Coleção Mediação Intercultural, Alto Comissariado para as Migrações, I.P. Entre Iguais e Diferentes: a Mediação Intercultural Atas das I Jornadas da Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural. ed. Lisboa: Alto Comissariado para as Migrações, I.P., 2016, p. 143-157.

Capítulo(s) de livro(s)

Tomás, Alexandre; Pratas, Ana; Simões, António; Costa, Luis; Godinho, Celeste; Eliseu, Graça; Rosa, Marta; Almeida, Nuno; Nascimento, Tiago (2016). Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados: sustentabilidade com segurança!. Loures: Lusodidacta. ISBN: 978-989-8075-59-8

Santos-Rocha R & Branco M (2016). Gravidez Ativa – Adaptações Fisiológicas e Biomecânicas durante a Gravidez e o Pós-Parto. ESDRM-IPS / CIPER-FMH-ULisboa / FCT. Rio Maior: Edições ESDRM-IPSANTARÉM. ISBN: 978-989-8768-17-9 (e-book); 978-989-8768-18-6 (edição impressa), disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Rita_Santos-Rocha

Santos-Rocha R, Simões V, Pimenta N (2016). Escola Ativa – Atividade Física e Saúde em Contexto Escolar. Rio Maior: Edições ESDRM. ISBN 978-989-8768-10-0 (print), 978-989-8768-13-1 (e-book), DOI: 10.13140/RG.2.1.2386.9207, disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Rita_Santos-Rocha

Simões V & Ramos, L (2016). 100 Jogos para uma Escola Ativa – Brincar a Jogar para Exercitar! Rio Maior: Edições ESDRM. ISBN 978-989-8768-11-7 (print), 978-989-8768-12-4 (e-book), DOI: 10.13140/RG.2.1.4374.6968. Full-text available at https://www.researchgate.net/profile/Vera_Simes

Capítulo(s) de livro(s)

Branco M, Aguiar L, Santos Rocha R, Vieira F, Veloso AP (2016). Adaptações cinemáticas da marcha ao longo da gravidez e pós-parto (Cap. 7, pp 173-190). In Santos-Rocha R & Branco M (2016). Gravidez Ativa – Adaptações Fisiológicas e Biomecânicas durante a Gravidez e o Pós-Parto. ESDRM-IPS / CIPER-FMH-ULisboa / FCT. Rio Maior: Edições ESDRM. ISBN: 978-989-8768-17-9 (e-book); 978-989-8768-18-6 (edição impressa).

Branco M, Aguiar L, Santos Rocha R, Vieira F, Veloso AP (2016). Adaptações cinéticas da marcha ao longo da gravidez e pós-parto (Cap. 8, pp 191-214). In Santos-Rocha R & Branco M (2016). Gravidez Ativa – Adaptações Fisiológicas e Biomecânicas durante a Gravidez e o Pós-Parto. ESDRM-IPS / CIPER-FMH-ULisboa / FCT. Rio Maior: Edições ESDRM. ISBN: 978-989-8768-17-9 (e-book); 978-989-8768-18-6 (edição impressa).

Branco M, Vieira F, Santos Rocha R, Silva MRG, Aguiar L, Veloso AP (2016). Influência da morfologia ao longo da gravidez e pós-parto nos parâmetros da cinética da marcha (Cap. 4, pp 109-131). In Santos-Rocha R & Branco M (2016). Gravidez Ativa – Adaptações Fisiológicas e Biomecânicas durante a Gravidez e o Pós-Parto. ESDRM-IPS / CIPER-FMH-ULisboa / FCT. Rio Maior: Edições ESDRM. ISBN: 978-989-8768-17-9 (e-book); 978-989-8768-18-6 (edição impressa).

Brito JP, Oliveira R (2016). Adaptações fisiológicas ao esforço na gravidez e pós-parto. (Cap. 4, pp 125-140). In Santos-Rocha R & Branco M (2016). Gravidez Ativa – Adaptações Fisiológicas e Biomecânicas durante a Gravidez e o Pós-Parto. ESDRM-IPS / CIPER-FMH-ULisboa / FCT. Rio Maior: Edições ESDRM. ISBN: 978-989-8768-17-9 (e-book); 978-989-8768-18-6 (edição impressa).

Ferreira JJ, Santos CN, Santos Rocha R (2016). A importância da atividade física no desenvolvimento da criança e prevenção do excesso de peso (Cap. 2, pp 15-28). In Santos-Rocha R, Simões V, Pimenta N (2016). Escola Ativa – Atividade Física e Saúde em Contexto Escolar. Rio Maior: Edições ESDRM. ISBN 978-989-8768-10-0 (print), 978-989-8768-13-1 (e-book).

Oliveira R, Brito J, Jones B (2016). Chapter 14. Training Adaptations. In Rieger T, Jones B, Jimenéz A (eds). EuropeActive’s Essentials for Personal Trainers. EuropeActive. Champaign, Il: Human Kinetics. ISBN-13: 9781450423786

Pimenta N (2016). Chapter 3. Delivering a Personal Training Session. In Rieger T, Jones B, Jimenéz A (eds). EuropeActive’s Essentials for Personal Trainers. EuropeActive. Champaign, Il: Human Kinetics. ISBN-13: 9781450423786
9 de janeiro de 2017

Pimenta N, Jones S, Jones B (2016). Chapter 11. Health and Fitness Assessment. In Rieger T, Jones B, Jimenéz A (eds). EuropeActive’s Essentials for Personal Trainers. EuropeActive. Champaign, Il: Human Kinetics. ISBN-13: 9781450423786

Santos CN, Ferreira JJ, Santos Rocha R, Silva MRG (2016). Como estruturar uma sessão no programa ESCOLA ATIVA (Cap. 8, pp 95-103). In Santos-Rocha R, Simões V, Pimenta N (2016). Escola Ativa – Atividade Física e Saúde em Contexto Escolar. Rio Maior: Edições ESDRM. ISBN 978-989-8768-10-0 (print), 978-989-8768-13-1 (e-book).

Santos Rocha R (2016). Introdução (Cap. 1, pp 19-25). In Santos-Rocha R & Branco M (2016). Gravidez Ativa – Adaptações Fisiológicas e Biomecânicas durante a Gravidez e o Pós-Parto. ESDRM-IPS / CIPER-FMH-ULisboa / FCT. Rio Maior: Edições ESDRM. ISBN: 978-989-8768-17-9 (e-book); 978-989-8768-18-6 (edição impressa).

Santos Rocha R, Simões V, Pimenta N (2016). Introdução: Um programa de exercício físico para uma ESCOLA ATIVA (Cap. 1, pp 11-14). In Santos-Rocha R, Simões V, Pimenta N (2016). Escola Ativa – Atividade Física e Saúde em Contexto Escolar. Rio Maior: Edições ESDRM. ISBN 978-989-8768-10-0 (print), 978-989-8768-13-1 (e-book).

Simões V, Ramos L. 2016. Comunicar com as crianças e com os pais/encarregados de educação. In Simões V & Ramos, L (2016). 100 Jogos para uma Escola Ativa – Brincar a Jogar para Exercitar! (PP 99-104). Rio Maior: Edições ESDRM. ISBN 978-989-8768-11-7 (print), 978-989-8768-12-4 (e-book), DOI: 10.13140/RG.2.1.4374.6968.

 

2015

Domínio Científico: Ciências Sociais e Humanidades (Social Sciences and the Humanities)

Catela, D., Branco, M., Seabra, A.P., & Mercê, C. (Eds.) (2015). Comportamento Motor: Constrangimentos & Affordances (Motor Behavior: Constraints & Affordances). Rio Maior, Portugal: Edições ESDRM. ISBN: 978-989-8768-06-3.

Santos-Rocha, R., Catela. D., Brito, J., & Pimenta, N. (Eds.) (2015). Atividade Física e Populações Especiais: População Infantil e Grávidas (vol. I). Rio Maior, Portugal: Edições ESDRM. ISBN: 978-989-8768-03-2.

Santos-Rocha, R., Brito, J., Moutão, J., Cid, L., Catela, D., & Pimenta, N. (Eds.) (2015). Atividade Física e Populações Especiais: População Idosa e Populações com Condições Clínicas (vol. II). Rio Maior, Portugal: Edições ESDRM. ISBN: 978-989-8768-04-9.

Capítulo(s) de livro(s)

Vences Brito, A.M., Mendes, J., Rodrigues-Ferreira, M. (2015). Será a prática de futebol federado um factor indutor de alterações no metabolismo energético dos jovens praticantes? In Vitor P. Lopes & Celina Gomes, Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança VIII (pp. 252-257). Vila Real, Portugal: ESE-IPB & CIDESD. ISBN: 978-972-745-195-1.

Rodrigues-Ferreira, M., & Vences Brito, A.M. (2015). Será a composição corporal um indicador do talento infantil para a prática de natação? In Vitor P. Lopes & Celina Gomes, Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança VIII (pp. 268-272). Vila Real, Portugal: ESE-IPB & CIDESD. ISBN: 978-972-745-195-1.

Catela, D., & Seabra, A.P. (2015). Gender in Sport: The Height of the Hurdles. In Daniel Seabra & Kosiewicz Jersy (Eds.), Social Determinants of Sports Activity (pp. 101- 108). Porto, Portugal: Universidade Fernando Pessoa. ISBN: 978-989-643-132-7.

Seabra, A.P., & Catela, D. (2015). Gender in Sport: The Size of Basketball’ Ball. In Daniel Seabra & Kosiewicz Jersy (Eds.), Social Determinants of Sports Activity (pp. 109- 117). Porto, Portugal: Universidade Fernando Pessoa. ISBN: 978-989-643-132-7.

Mercê, C., Branco, M., Almeida, P., Nascimento, D., Ferreira, D., Catela, D. (2015). Análise de recorrência no controlo postural de crianças com paralisia cerebral. In Vitor P. Lopes & Celina Gomes, Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança VIII (pp. 190-195). Vila Real, Portugal: ESE-IPB & CIDESD. ISBN: 978-972-745-195-1.

Constantino, D., Santos, C., Seabra, A.P., Catela, D. (2015). Perceção háptica e peso de raquetas de badminton em crianças. In Vitor P. Lopes & Celina Gomes, Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança VIII (pp. 244-249). Vila Real, Portugal: ESE-IPB & CIDESD. ISBN: 978-972-745-195-1.

Cardona, Mª João ( 2015) “Trabalhar as questões de género numa perspetiva de educação para a cidadania no jardim-de-infância e na escola”, Revista Aprender, nro 36, nro temático Educação, Cidadania e Inclusão, ESE do I.P. de Portalegre, pp. 63-72.

Livro(s)
Catela, David; Branco, Marco; Seabra, Ana; Mercê, Cristiana. eds. 2015. Comportamento Motor: Constrangimentos & Affordances ed. 1, ISBN: 978-989-8768-06-3. Rio Maior: Escola Superior de Desporto de Rio Maior.
Capítulo(s) de livro(s)
Santos, Cátia; Mercê, Cristiana; Branco, Marco; Catela, David. 2015. Análise de recorrência na coordenação intersegmentar durante o auto passe de voleibol em crianças sob constrangimento da tarefa. In Atividade Física em Populações Especiais – Volume I População Infantil | Grávidas, 19 – 28. Rio Maior : Escola Superior de Desporto de Rio Maior – Instituto Politécnico de Santarém.